Como o chatbot médico pode ajudar sua clínica?

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chatbot médico

O chatbot médico é uma ferramenta muito útil para automatizar alguns processos nas clínicas e otimizar a comunicação com os clientes.

Existem diferentes níveis de complexidade nesses programas e estão surgindo novas pesquisas para ampliar o seu uso na medicina.

Neste post falaremos sobre o conceito de chatbot médico, como ele pode ajudar a sua clínica e quais as suas vantagens. Confira!

O que é um chatbot médico?

A palavra “chatbot” é a combinação dos termos em inglês chat e robot, ou seja conversa e robô. Logo, o chatbot médico é um software capaz de conversar com os pacientes por meio de uma programação de respostas automáticas.

Algumas clínicas utilizam estes robôs como uma caixa de mensagens em seus sites, mas eles também podem se comunicar pelo WhatsApp ou Facebook Messenger.

A maioria dos chatbot médicos possuem uma programação simples que compreende um número limitado de possibilidades de perguntas e respostas.

Contudo, existem alguns programas mais complexos que integram uma Inteligência Artificial para aumentar a quantidade de interações que o chatbot médico pode realizar.

O desenvolvimento de robôs capazes de conversar com seres humanos para resolver problemas de saúde é um campo fértil para pesquisas interdisciplinares que envolvem Medicina e Ciência da Computação.

Alguns desses estudos buscam criar chatbots para orientações médicas, como a proposta de pesquisadores da Pontifícia Católica de Minas Gerais. Seu projeto visa utilizar a tecnologia para fazer a tele orientação sobre aleitamento materno.

Outros exploram o potencial da inteligência artificial para o telediagnóstico de transtornos mentais e outras doenças, por exemplo.

Para que serve um chatbot médico?

Os chatbots médicos que estão disponíveis atualmente para as clínicas servem para realizar algumas tarefas repetitivas.

Por exemplo, o agendamento de consultas em que o paciente marca seu horário interagindo com o chatbot médico

Assim que o cliente realiza a marcação, o programa envia uma mensagem automática de confirmação.

Nos casos em que a pessoa solicita o cancelamento do horário, o robô pergunta se o cliente deseja remarcar em outra data.

Outra função do chatbot médico é tornar o preenchimento dos formulários de atendimento pré-clínico mais agradável para os pacientes. 

Em vez de ele escrever as informações em vários campos de uma folha de papel, este processo pode se tornar uma conversa de WhatsApp com o chatbot.

O mesmo vale para as pesquisas de satisfação que podem ser realizadas no formato de perguntas e respostas.

O chatbot também serve para tirar dúvidas dos pacientes. Um exemplo desta função é o aplicativo lançado pelo Ministério da Saúde durante a pandemia que está sendo utilizado para orientar as pessoas sobre a COVID-19.

Como um chatbot médico pode ajudar sua clínica?

Em primeiro lugar, considere o seguinte: a sua clínica possui uma capacidade limitada de comunicação com os clientes.

Um desses limites é o tempo que sua empresa fica aberta por dia e por semana. Digamos que seja 8 horas por dia e cinco dias por semana.

O outro limite é a quantidade de clientes que a recepcionista consegue atender a cada período de tempo. Vamos supor que para cada agendamento ou ligação para tirar dúvidas, ela demora cinco minutos em média.

Obviamente, nestes cinco minutos ela pode atender apenas uma pessoa. De modo que se um paciente chegar na clínica, ela vai precisar terminar a ligação antes de poder dar atenção a ele.

O chatbot médico, por outro lado, não possui nenhuma dessas limitações. Ou seja, ele ajuda a sua clínica a realizar mais de uma interação ao mesmo tempo, a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana. 

Quais são as vantagens de um chatbot médico?

Geração de leads

Ele também pode ser uma ferramenta para o marketing da clínica. Isso porque se você escolher uma opção que responde dúvidas do público geral, o programa irá captar as informações de contato de quem interagir com ele.

Então, você terá mais uma fonte de geração de leads que podem ser adicionados em sua base de contatos para campanhas de e-mail marketing, por exemplo.

Comodidade para os pacientes

Com um chatbox seus pacientes terão mais comodidade, pois o serviço de agendamento fica disponível 24 horas por dia durante toda a semana. Dessa forma, ele não precisa esperar pelo horário comercial para marcar suas consultas.

Lembrando que é você quem determina as mensagens que o chatbot pode enviar. Assim, pode-se ajustar o texto para padronizar a comunicação com os seus clientes.

Automatização do processo de agendamento

Contar com um chatbot médico diminui consideravelmente o fluxo de trabalho da recepcionista, automatizando o processo de agendamento de consultas na sua clínica.

Como resultado, ela pode se concentrar no atendimento dos clientes que estão presencialmente na clínica, sem precisar interromper suas interações para atender o telefone.

Agora que você já sabe como um chatbot médico pode ajudar a sua empresa, chegou a hora de descobrir outras vantagens da tecnologia para clínicas.

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Perguntas frequentes:

O que é um chatbot médico?

É um software capaz de conversar com os pacientes por meio de uma programação de respostas automáticas.

Como um chatbot médico pode ajudar sua clínica?

Ele pode ajudar automatizando o processo de agendamento de consultas na sua clínica, padronizando a comunicação com os clientes e gerando leads para suas campanhas de marketing.

Quais são as vantagens de um chatbot médico?

Sua clínica aumenta a capacidade de comunicação com os clientes, ficando disponível o tempo inteiro para que seus pacientes tirem dúvidas e marquem consultas.

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