certificacao-digital-para-medicos

4 vantagens da certificação digital para médicos

O certificado digital permite que você assine pedidos de exames de pacientes sem sair de casa! Veja como obter a sua certificação digital para médicos! 

Com a regulamentação da telemedicina, outras ferramentas digitais foram aplicadas aos atendimentos a distância. A certificação digital é uma delas e todo médica precisa saber como obter a sua. 

Não é de agora que a telemedicina está na pauta da comunidade médica. Em paralelo à evolução das consultas a distância, a certificação digital para médicos também se tornou muito necessária para compor esse atendimento.  

Para aqueles que buscam mais segurança no ambiente digital ou para quem quer dar os primeiros passos nas novas tecnologias, é preciso acompanhar o ritmo para não ficar atrás! 

Mas essa evolução tecnológica está cada vez mais rápida e acompanhar todas as inovações em saúde pode ser um desafio.  

É por isso que eu reuni neste post um passo a passo bem rápido para obter a certificação digital em poucos minutos para você começar a assinar seus documentos! Vem conferir! 

O que é um certificado digital?

Em poucas palavras, um certificado digital é equivalente a uma identidade virtual que garante a autenticidade da assinatura de uma pessoa, ou de uma empresa, na internet.  

A certificação digital para médicos é: 

  • A identidade do profissional de saúde no ambiente virtual; 
  • Garantia de segurança dos dados de acordo com o padrão ICP; 
  • Praticidade de envio e assinatura de documentos através da internet. 

Nesse sentido, possuir um prontuário eletrônico um certificado digital é sinônimo de segurança, economia e sustentabilidade. Isso não é incrível? 

Antes de mais nada, uma informação muito importante sobre certificados digitais é que existem três tipos deles: o tipo A1 é instalado no computador; já o tipo A3 é armazenado em um smartcard ou token; e o tipo BIRD ID é armazenado em nuvem. 

Como obter uma certificação digital?

De acordo com o Governo Federal, para obter um certificado digital para médicos, é só seguir as dicas abaixo e conquistar o seu em apenas quatro passos!  

Primeiro passo: escolha uma autoridade certificadora (AC), que são as empresas subordinadas ao ICP-Brasil. No site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) existe uma lista de todas essas certificadoras e você pode conferir por lá.  

Segundo passo: pela internet mesmo, você irá solicitar, no portal da AC escolhida, a emissão do certificado digital, que pode ser tanto pessoa física (e-CPF) como pessoa jurídica (e-CNPJ). Assim também é possíveverificar preços, taxas, entre outros. 

Terceiro passo: você ainda tem de ir a uma Autoridade de Registro (AR) para registro presencial das informações. Entretanto, com a pandemia e o isolamento social, esse processo está sendo feito remotamente.  

Quarto passo: após realizar as etapas anteriores, será necessário configurar o token ou o smartcard no seu computador. Mas, não se preocupe. Afinal, a certificadora vai te ajudar nessa! 

DICA IMPORTANTE: O uso ainda é facultativo, ou seja, você pode optar por usar ou não a certificação digital para médicos. Mas é questão de tempo para que os estabelecimentos de saúde comecem a exigir o uso do certificado. 

Por que usar a certificação digital?

Uma das principais vantagens de utilizar o certificado digital é a facilidade em resolver as questões burocráticas.  

Por exemplo, com o certificado, você consegue assinar seus documentos pela web, sem precisar sair de casa.  

Além disso, esqueça os papéis, assinaturas, carimbos e mais! Agora, você otimiza tudo isso com a assinatura digital. E esse recurso ainda te dá: 

 Agilidade; 

 Organização; 

 Facilidade no dia a dia; 

 Economia e sustentabilidade. 

E, não pense que é só isso. De maneira geral, com essa ferramenta, as suas assinaturas digitais têm o mesmo valor legal que aquelas que você faz manualmente.

Ou seja, é a garantia, assim, da inviolabilidade, veracidade e integridade das informações expressas ali. 

Ainda diminui as chances de clonagem e qualquer tipo de adulteração do documento. Já que um documento assinado digitalmente com um certificado válido pelo ICP-Brasil tem aval jurídico para a sua assinatura.

Como usar a assinatura digital no software médico?

No Feegow Clinic, como exemplo, você consegue assinar atestados, pedidos de exame, receituário médico e muito mais direto do prontuário do paciente! 

Mas, se você quer saber sobre a segurança do certificado em um software médico, posso afirmar que com a criptografia do certificado é impossível qualquer tipo de fraude ou quebra de sigilo dos dados. 

Agora veja como é fácil usar no Feegow Clinic!  

1. Instale o certificado no seu computador

Antes de começar a utilizar, o primeiro passo é instalar o certificado no seu computador e estar com o smartcard ou token em mãos. 

Para que você informe a senha ou o PIN quando for assinar um documento para o seu paciente. 

2. Adicione a extensão WebPki no seu navegador

Essa parte também é bem fácil, já que o próprio Google te dá o passo a passo necessário para adicionar a extensão WebPki em seu navegador.

É muito importante adicioná-la visto que é essa extensão que valida o certificado! 

3. Assine seus documentos direto do prontuário!

Passada toda a burocracia, o próximo passo é assinar a prescrição médica daquele paciente que já foi atendido por telemedicina, né? Faça tudo isso direto do prontuário do paciente! 

E caso tenha dúvidas, a gente te ajuda! Fique à vontade para nos contatar nos principais canais de comunicação. 

Perguntas frequentes:

Como obter certificado digital?

Para obter um certificado digital antes de tudo, é necessário entrar em contato com as autoridades certificadoras e escolher o tipo do seu certificado.  

Para que serve o certificado digital?

O certificado digital é indispensável para assinar digitalmente atestados, pedidos de exame e o receituário médico.  

Como assinar um documento com certificado digital?

Para assinar um documento, você pode contar com um software médico que faz a ponte entre os seus documentos e o certificado digital emitido pelas autoridades certificadoras.  

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação!