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4 estratégias para melhorar o atendimento em clínicas

4 estratégias para melhorar o atendimento em clínicas

Atender bem a todos os pacientes é um caminho de sucesso para clínicas e consultórios. Se você deseja saber como melhorar o atendimento em clínicas, este post é para você!

Você já deve ter ouvido a frase “os clientes estão cada vez mais exigentes”. Com a facilidade das tecnologias, fica mais simples ter acesso a informações sobre a sua empresa e os serviços prestados, assim como saber se o acolhimento é de qualidade. Essa é uma realidade para qualquer empresa. Melhorar o atendimento em clínicas passa, então, a ser primordial. 

Fornecer um bom atendimento aos pacientes deve ser prioridade, em qualquer situação. Quando seu paciente se sente bem e acolhido ao frequentar a sua clínica, aumentam-se as chances de fidelizá-lo. 

Atender bem vai além de oferecer um bom produto ou um bom serviço, já que a experiência que o cliente tem no seu negócio é o que vai garantir que ele volte ou não. Pensando nisso, mais e mais empresas têm apostado em melhorar as experiências dos usuários. 

Se você deseja saber quais estratégias podem melhorar o atendimento em clínicas, veja as dicas que eu separei para você aplicar no trato com seus pacientes.

Como posso melhorar o atendimento dos meus pacientes? 

Não é novidade que os consumidores valorizam praticidade, então, sempre vão exigir soluções rápidas para suas solicitações. Com isso, a satisfação do seu paciente deve ser a prioridade da sua clínica.  

Quando o cliente adquire um produto, ele pode avaliar tanto positiva quanto negativamente, o que, inevitavelmente, influencia a reputação da sua clínica e impede o crescimento do seu número de pacientes, dependendo de como as pessoas avaliam o seu serviço.

Para evitar situações chatas para o seu paciente e reverter esse quadro, há algumas ideias para implementar em sua rotina na busca de resultados mais eficazes.

Não é difícil enumerar alguns problemas que acabam prejudicando a sua relação com os pacientes. Por exemplo, a rotatividade na clínica. 

Veja abaixo algumas dicas que podem melhorar o atendimento em clínicas e aperfeiçoar a forma como você e sua equipe se relacionam com seus pacientes.

Escute o seu paciente

Uma dica importantíssima é escutar o seu paciente. Saber o que ele acha do seu negócio é indispensável para melhorar o atendimento na sua clínica.

Você precisa saber se ele se sente confortável enquanto espera por sua consulta, a clínica deve tratá-lo como gostaria de ser tratada por um prestador de serviço, oferecendo facilidades e soluções práticas para o dia a dia do seu paciente.

Mostre que os problemas dos seus pacientes são importantes e você está à disposição para solucioná-los. Essa aproximação possibilita ao paciente uma relação de confiança, sendo assim, as chances desse paciente retornar são muito maiores, propiciando a fidelização deles. 

Não há mistério para elaborar uma pesquisa de satisfação, você pode enviá-la por e-mail ou SMS, ou quem sabe pedir para a sua recepcionista recolher as opiniões dos seus pacientes. Para medir o nível de satisfação dos clientes, além de recolher dados e informações para sempre garantir ao paciente um atendimento mais humano, mostrando que ele é único e merece receber um tratamento individualizado. 

Se o que deseja são melhorias, precisa da ajuda dos seus clientes. A sua clínica pode realizar pesquisas de satisfação e medir o item de aceitação dos serviços prestados.

Gerencie a Sala de Espera

Como eu já mencionei aqui, a espera para ser atendido pode ser um fator de insatisfação nos seus pacientes. Por isso, invista em um Software de gestão clínica responsável por gerenciar as filas de espera, facilitando o trabalho da sua recepcionista e da equipe médica. 

Pensando na parte física, a sua clínica pode investir em um ambiente agradável, confortável, em que o cliente se sinta à vontade para passar o tempo, assim, ele não se sentirá incomodado se o tempo de espera for muito alto.

Através de uma boa gestão na sala de espera é possível diminuir o tempo em que o paciente passa na clínica. Como? A gestão eficiente ainda é a melhor opção para controlar o tempo em que os pacientes aguardam para serem atendidos. 

Com a gestão da sala de espera pode-se visualizar o tempo que o cliente chegou, enviar a notificação para o médico, evitar que um paciente seja atendido antes de outro, reduzir o uso de papéis como é o caso das listas de pacientes aguardando, já que o Software será responsável por notificar o médico em seu consultório de que há um paciente aguardando.

Caso sua clínica não tenha essa preocupação, os pacientes logo percebem e ficam com uma má impressão, o que prejudica a reputação da sua clínica.

Capacite a sua equipe

A experiência que o paciente tem na sua clínica está ligada diretamente à forma como a sua equipe cuida dele. 

O atendimento médico envolve muitas etapas, desde a chegada do paciente à clínica até o momento em que ele sai. A etapa do atendimento médico se inicia desde a marcação da consulta até a hora em que o paciente entra na consultório do médico. 

Sendo assim, investir no crescimento profissional da sua equipe está relacionado ao bom atendimento dos seus pacientes, visto que profissionais preparados e qualificados mostram a seriedade e o preparo com que a sua clínica cuida dos seus pacientes. 

Caso a sua clínica utilize um Software de Gestão Clínica, é recomendável que o gestor invista na capacitação desses funcionários, realizando treinamentos, para que os colaboradores saibam usar a ferramenta adequadamente para que a clínica obtenha melhorias significativas. 

Atendimento Personalizado

Outra dica importante é o atendimento personalizado. Você deve saber que, para conquistar mais pacientes e fidelizar os atuais, a sua clínica pode focar no atendimento individualizado. Resumindo, é implementar na sua clínica a humanização do atendimento.

Como funciona? É a junção entre ética e conhecimento técnico para melhorar o relacionamento com o cliente. A sua clínica precisa entender que cada paciente é único, ele chega à sua clínica esperando ser tratado como um único indivíduo, portanto, não há como padronizar os atendimentos, esses precisam estar adequados ao perfil de pacientes que passam pelo seu negócio.

Automatize o financeiro

O financeiro é, depois do atendimento, a parte mais importante da sua clínica. Automatizar os processos garante que o seu negócio mantenha o foco no atendimento dos pacientes, pois, assim, sobra mais tempo para investir em seus clientes.

Como os setores da sua clínica são independentes entre si, tente mantê-los ligados, já que no próprio agendamento do paciente, com um software de gestão clínica, já é possível gerar a conta do paciente e realizar o faturamento dela, essa conta vai direto para o seu financeiro automaticamente, sendo possível acessá-la através de relatórios de movimentações de entrada e saída da sua clínica. 

Esse processo agiliza tanto o trabalho das recepcionistas, que ficam responsáveis por realizar agendamentos e receber os pacientes na clínica, quanto o trabalho do gestor, que cuida da parte administrativa da clínica e precisa de rapidez nos processos para garantir a saúde do financeiro de seu negócio. 

Otimize os agendamentos

Pensando em como melhorar os atendimentos na sua clínica, você deve otimizar os agendamentos, já que a rotina médica envolve muitos processos, dentre eles o trabalho da recepcionista. 
Disponibilizar, por exemplo, o agendamento online para os seus pacientes, otimiza não apenas o trabalho da sua equipe, como gerencia as filas na sua clínica e dá autonomia para o seu paciente realizar os próprios agendamentos sem sair de casa, basta estar conectado a um dispositivo com internet.

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